Ser ou não ser Multitarefa?
- Tatiana França
- 3 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de mar. de 2022
Você se considera uma pessoa multitarefa? Consegue com facilidade se concentrar em mais de uma atividade ao mesmo tempo? Quando está em seu computador, consegue assistir um filme e desenvolver uma conversa com facilidade?
Até pouco tempo atrás ser multitarefa era considerado uma competência mínima necessária para acompanhar a transformação digital onde o tempo é cada vez mais escasso, os profissionais dito multitarefas eram considerados mais eficientes por serem mais produtivos, mas, será que ser multitarefa é realmente eficaz?
O termo multitarefa, entre outras definições se refere as pessoas que são capazes de realizar várias atividades ao mesmo tempo, sem perder a qualidade durante o processo. Não podemos negar que atualmente temos muito mais facilidades que nos tornam multitarefa, temos fácil acesso a gadgets que nos tornam multifuncionais, o smartphone é um ótimo exemplo, com um simples toque no aparelho, temos mapas, mensagens, redes sociais e um telefone...E dentro deste contexto pergunto onde fica o foco o senso de prioridade ?
No mundo digital, ser multitarefa pode ser muito eficaz em algumas atividades que realizamos durante o processo de organização, durante um backup de arquivos do computador, porém, em determinados momentos a função “multitarefa” precisa ficar offline para que algumas atividades sejam realizadas com mais concentração, organização de fotos, esta é uma tarefa que depende de sua avaliação com critério, por mais que você tenha algum programa que organize por datas, locais e pessoas, somente você será capaz de dizer que fotos são boas ou não para manter em sua memória digital.

A eficácia de ser multitarefa está ligada a forma como lidamos com nossas atividades diárias e os processos envolvidos no processo de organização, atualmente o conceito de multitarefa vem sendo substituído pela necessidade de foco e priorização de tarefas, tem se verificado que a produtividade não necessariamente esta ligada a realização de várias tarefas ao mesmo tempo e sim a forma como lidamos com todas as informações disponíveis e de que forma as usamos para melhorar nossa produtividade.
Então, se você não se considera uma pessoa multitarefa não se preocupe, essa competência vem mudando junto com a transformação digital e a organização pode lhe ajudar a criar hábitos eficazes, de forma que com o tempo sua rotina será muito mais prática para sua vida sem a pressão por ser multitarefa.
Quer saber como ser mais organizado, fale com a gente!!
Comments