Smartphone: Vilão ou Mocinho??!
- Tatiana França
- 16 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de mar. de 2022

O Brasil tem atualmente dois dispositivos digitais por habitante, incluindo smartphones, computadores, notebooks e tablets, de acordo com a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela FGV-SP. Um outro levantamento feito pela empresa norte americana Bank My Cell no início de 2019 revelou que existem mais smartphones que pessoas no mundo!!! Assustador né???!!
Mas e aí, no mundo atual, onde a tecnologia está cada vez mais presente o smartphone é um mocinho ou vilão em nossas vidas??
Não há como negar que o fato de termos sempre um aparelho de comunicação em nossas mãos facilita muito, quem se lembra da época dos orelhões de ficha que tinham nas ruas?, ter um telefone fixo em casa era luxo!, celular então quando começou a ser vendido no país havia fila de espera de meses!!! eu mesma fui uma que ficou esperando a antiga BCP chamar para habilitar o celular que havia sido comprado meses antes, parcelado em muitas vezes....e quando finalmente a linha foi ativada ele não pegava na maioria dos lugares, lembro que íamos no quintal para conseguir sinal...rs
Pensar nessas dificuldades hoje parece surreal, com um smartphone temos um mundo de possibilidades num único lugar, já existem pessoas que nem utilizam mais computador, fazem tudo pelo celular, desde navegação em redes sociais, pagamento de contas através do internet banking, leitura de emails, compras, tiram fotos, etc. E, justamente neste mundo de possibilidades e facilidades que mora o perigo, atualmente existem pessoas totalmente dependentes de seus smartphones, e essa dependência nem sempre é saudável, ela pode afetar as relações e gerar conflitos, afinal é muito desagradável estar conversando com alguém que está o tempo todo no celular não!!??

Para auxiliar na identificação como anda a sua relação com o celular existe um teste elaborado pelo Dr. David Greenfield do Centro de Dependência da Internet e Tecnologia Norte Americano. O questionário busca medir o nível de compulsão pelo celular. Trata-se de um teste simples com 15 perguntas de múltipla escolha.
De acordo com as respostas poderão ser apresentados os seguintes resultados:
Até 2 pontos: o comportamento é considerado normal;
Até 4 pontos: o comportamento dá indícios de compulsão ou uso problemático;
Até 7 pontos: demostra que o comportamento compulsivo já está instalado;
8 pontos ou acima: ele recomenda procurar ajuda para tratamento da compulsão, de acordo com ele somente um profissional poderá ajudar nos ajustes de comportamento.
O teste está disponível em: https://virtual-addiction.com/smartphone-compulsion-test/
Importante ressaltar que o resultado do teste não deve ser usado como diagnóstico, cabe a cada um examinar seu uso do celular e verificar o impacto em vida pessoal e profissional e se achar necessário procurar ajuda especializada.
Já existem alguns aplicativos (Moment, Rescue Time, Offtime, Space, entre outros) que podem nos auxiliar na medição do tempo de uso do celular, inclusive fornecendo relatório semanais com dados detalhados por tempo de uso em cada aplicativo/serviço. Estes aplicativos nos auxiliam no nosso comportamento digital e nos ajudam a perceber como estamos usando nossos smartphones, se estamos fazendo eles de mocinho ou bandido em nossas vidas.
Saiba mais: https://amzn.to/3HDINW5
Комментарии