Tecnologia para conectar pessoas
- Tatiana França
- 1 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de mar. de 2022

Quando pensamos em toda a evolução tecnológica que tivemos nos últimos 20 anos não podemos negar que a tecnologia facilitou muito a aproximação das pessoas, certo?
Mas e aí, será que isso de fato vem acontecendo? ou as pessoas estão cada vez mais ocupadas com seus afazeres que nem com toda tecnologia disponível estão se dedicando as relações pessoais? Ou ainda pior, se sentem conectadas por terem mais de 1000 amigos no Facebook, mas, falam com menos de 100 destes num intervalo de 3 meses?
Podemos dizer que o MSN, ICQ, Orkut e as salas de bate papo dos provedores de internet foram as primeiras ferramentas de rede social existentes, elas possibilitavam que as pessoas conversassem online mesmo estando em países diferentes. Hoje podemos falar com uma pessoa que está do outra lado do mundo apenas com o smartphone, e além de falar podemos nos ver!! se alguém dissesse que isso seria possível na década de 1980 no mínimo pensaríamos que esta tecnologia levaria uns 50 anos para chegar, mas não foi isso que aconteceu a evolução chegou bem antes que imaginávamos e, de certa forma não nos preparamos para tantas mudanças em tão pouco tempo.
Atualmente temos Facebook, Instagram, Skype entre outros, que além de funcionarem como forma de comunicação entre as pessoas, alguns permitem a exposição de nossas vidas no que hoje chamamos de “rede social”. Mas será que todas estas novas formas de comunicação e redes sociais realmente aproximam as pessoas?
O CEO do Facebook Mark Zuckerberg em entrevista a Bloomberg em 2017 disse que a missão do Facebook seria aproximar as pessoas, "dar às pessoas o poder de construir uma comunidade e aproximar o mundo", de fato a rede social funciona como uma grande comunidade onde as pessoas interagem com diversos assuntos. A questão que muitas vezes estas interações estão ficando cada vez limitadas ao mundo virtual do que ao mundo real. Você já parou para revisar seus amigos no Facebook? verificar de fato com quantos dos que estão lá você falou no último ano? Muitas vezes temos muitos amigos no mundo virtual e no mundo real nos sentimos sozinhos.

Por outro lado, quando usada para aproximar as pessoas a tecnologia pode ser muito eficaz, hoje é possível realizar um processo seletivo com o candidato em qualquer parte do mundo através do Linkedin, rede social que tem como principal função ser um banco de talentos onde as pessoas expõem suas competências, habilidades, experiências profissionais entre outras informações. Também com os avanços tecnológicos podemos investir mais em nosso desenvolvimento pessoal e profissional sem sair de casa, através da oferta de cursos online, incluindo faculdade, pós-graduação, especialização entre outros, só que desta forma as interações pessoais de uma sala de aula ficam mais limitadas, mas não impossível.
A tecnologia pode ser vista como aliada em nossa qualidade de vida, podemos usá-la a nosso favor, cabe a cada um de nós revisar o comportamento nas relações pessoais e como o mundo digital está influenciando nosso dia a dia.
No livro Conexão Essencial, Gabriela Brasil fala muito da relação de equilíbrio entre a tecnologia e nossas relações, saiba mais em: https://amzn.to/3vAw8ki
Comments